Miguel Valione Junior
por Miguel
Valione Junior

SEO: o que é e qual a importância dele para o seu site?


Para sobreviver, uma empresa precisa atrair pessoas, independentemente de qual seja seu ramo de atividade. Sem cliente uma empresa não sobrevive. Uma das grandes vitrines do trabalho de uma empresa é o seu site, mas como fazer com que seus futuros clientes acessem o endereço de sua empresa na internet? A resposta é simples e tem apenas três letras: SEO.

Mas você sabe o que SEO quer dizer e como usar essa ferramenta? Se você procura por respostas para essas perguntas, este artigo é pra você. Continue lendo para saber mais!

O que é SEO?


A sigla vem do termo Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca. Em outras palavras, trata-se de um processo voltado a garantir que um site esteja otimizado para aparecer nos resultados das buscas realizadas na Internet.

Quando uma pessoa faz uma busca na internet, é gerado um tráfego, que junto aos bilhões de pesquisas realizadas todos os meses, são distribuídos aos sites indexados pelos motores de busca.

A página que estiver otimizada para motores de busca ficará nas primeiras posições dos resultados das pesquisas relacionadas aos assuntos que publica. Ou seja: vai receber a maior parte do tráfego gerado nesse nicho.

Para se ter uma ideia, quase 80% dos usuários que fazem buscas no Google, por exemplo, não vão até a segunda página dos resultados das suas pesquisas. Portanto, quem não ficar na primeira página, brigará por uma fatia muito pequena do tráfego disponível. Sem tráfego, dificilmente seu público-alvo conhecerá seu negócio.

Mas afinal, como começar uma estratégia de SEO?


Ter uma boa estratégia de SEO é essencial para o crescimento de uma empresa de forma sustentável, pois garante um fluxo frequente de pessoas para o site do seu negócio. Uma boa dica para você acompanhar os resultados do seu site é utilizar o Google Analytics. As ferramentas de busca estão sempre aprimorando suas tecnologias e trazendo resultados mais qualificados para os usuários. Mas elas ainda precisam de analisar dados para conseguir determinar seus rankings. Por isso, essas técnicas ajudam essas ferramentas a identificarem o que é melhor para o usuário.

O SEO pode aumentar o tráfego de visitas todos os meses para o seu site. Então, busque a consultoria certa, assim, em pouco tempo, a qualidade de visitantes de seu site vai melhorar gradativamente.

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Miguel Valione Junior

MIGUEL VALIONE JR.

Diretor de Criação e Planejamento
Publicitário, professor universitário e empreendedor. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, MBA em Marketing pela FGV e graduado em Publicidade pela Universidade Mackenzie. Casado com a Mariana e pai da Giovana, trabalhou em agências de publicidade, órgãos governamentais e Instituições de Ensino Superior. Atualmente é Diretor de Criação e Planejamento da Valione Comunicação Integrada, sócio/gestor da 3MV Tecnologia e Comércio e Diretor de Comunicação e Novos Negócios na Ecco Motors.